Palimpsesto Antropófago

Leitura e comentários do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade.

A artista Beatriz Azevedo, autora do livro Antropofagia Palimpsesto Selvagem (Cosac Naify), introduz os principais conceitos da Antropofagia, demonstrando a potência e atualidade do pensamento do escritor Oswald de Andrade, enquanto os atores Sidney Santiago e Larissa Nunes lêem e performam alguns aforismos do Manifesto Antropófago.

Com Beatriz Azevedo (Rio de Janeiro, Brasil), Sidney Santiago (São Paulo, Brasil) e Larissa Nunes (São Paulo, Brasil)

Beatriz Azevedo.

Artista brasileira, doutora em Artes da Cena /UNICAMP e mestre em Literatura Comparada /USP. Estudou música no Mannes College of Music- Nova York e dramaturgia na Sala Beckett- Barcelona. Autora dos livros Abracadabra, Idade da Pedra e Peripatético. Em 2019 estreou Cabaré Transpoético com direção de Aderbal Freire Filho. Dirigida por Zé Celso, atuou em Ham-Let e Bacantes no Teatro Oficina. Curadora do Encontro Internacional de Antropofagia. Assina a direção e roteiro de filme documentário sobre Antropofagia em processo de filmagem. www.beatrizazevedo.com

Sidney Santiago Kuanza

Formado em Arte Dramática (ECA /USP). Estudou  Sociologia e Política na FESP . Co-fundador do Grupo teatral Os Crespos. Co-idealizador da Revista Legítima Defesa, sobre Teatro Negro brasileiro, e um dos colaboradores da célebre Revista O Menelick 2º Ato, onde mantem a coluna Traços e Relatos. Faz parte do Fórum da Performance Negra (Salvador),  que reúne representantes das artes cênicas negras do Brasil para discutir, pleitear e implementar políticas públicas e ações afirmativas nas artes. Em 2013, fundou o Selo Homens de Cor, coletivo autônomo que pensa negritude, masculinidades, arte e racismo nas plataformas do Teatro, vídeo e performance.

Larissa Nunes

Atriz, cantora e compositora. Aluna da Escola de Artes Dramáticas da USP. Começou sua formação como atriz na oficina livre de Iniciação Teatral do projeto Curumim, do Sesc Consolação-SP em 2010. Permaneceu no programa até 2012, realizando montagens de teatro autorais e em 2015 realizou os cursos Poética do Ator e Misè-en-scene com Lee Taylor e Hercules Morais no Núcleo de Artes Cênicas (NAC).

 

 

Palimpsesto Antropófago

04 jun
10:45 - 11:15
Restrito a inscritos
Praça das Artes
Av. São João, 281 - Centro - São Paulo - SP