Painel | Saberes e fazeres de mundos

Mais algumas ideias e palavras sobre arquitetar outros possíveis. Contra todos os importadores de consciência enlatadas. Nunca admitimos o nascimento da lógica entre nós. 

Com: Faisal Kiwewa (Kampala, Uganda), Inge Ceustermans (Bruxelas, Bélgica), Lígia Nobre (São Paulo, Brasil) e Fabiana Villar (Rio de Janeiro, Brasil)

Mediação: Luiz Coradazzi

Faisal Kiwewa é fundador da Fundação Cultural Bayimba e Diretor Artístico do Festival Internacional de Artes Bayimba, assim como do DOADOA – Mercado de Artes Cênicas da África Oriental. Curador do Festival Internacional de Cinema de Amakula e cocurador do Festival Internacional de Teatro de Kampala. Como diretor fundador, junto com uma equipe multidisciplinar, ele trabalhou muito para transformar a cena artística em Uganda de um estado bastante estático para o atual nível de vibração. Durante os últimos anos, sob sua orientação, Bayimba treinou, apoiou e criou numerosas plataformas para celebrar as artes em Uganda. Como tal, Bayimba tornou-se um nome referência entre artistas e profissionais, não apenas no Uganda, mas também na região da África Oriental e em outros lugares do mundo.

Inge Ceustermans é diretora da The Festival Academy, organização sem fins lucrativos criada pela European Festivals Association (EFA). A Festival Academy  oferece programas de treinamento específico de gestão de festivais para jovens, dinâmicos e apaixonados realizadores de festivais em todo o mundo, tanto no aspecto artístico quanto no aspecto da produção, capacitando uma rede de futuros líderes de festivais, que conta atualmente com 580 diretores de 80 países e continentes. Inge tem mestrado em línguas e literatura e especialização em teatro. Foi diretora administrativa da Needcompany, companhia baseada em Bruxelas, sob a direção artística de Jan Lauwers de 2003 a 2012.  Paralelamente, ela presta consultoria a diferentes artistas sobre suas estratégias gerais e relações internacionais. É também membro do comité consultivo da Agência das Artes e do Património da Flandres.

Ligia Nobre é arquiteta, pesquisadora, curadora e agenciadora de projetos e espaços culturais, opera nos cruzamentos entre arte, design e arquitetura. Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Mackenzie (São Paulo) e mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela Architectural Association School of Architecture (Londres). Doutoranda em Estética e História da Arte no PGEHA – Universidade de São Paulo. Atualmente é professora na Escola da Cidade. Integra O grupo inteiro, com os artistas, designers e arquitetos Claudio Bueno, Carol Tonetti e Vitor Cesar, em pesquisas, agenciamentos e projetos espaciais, gráficos e tecnológicos em diversas escalas, ativando múltiplos modos de convivência.

Fabiana Vilar é pós-Graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual, MBA em História da Arte e pós-graduada em Gestão de Projetos e Programas Sociais, pela Universidade Estácio de Sá, cursou Produção Cultural pelo IFRJ e é atriz pela E.T.E.T. Martins Penna. Analista Técnica de Cultura do Sesc Rio e atriz-pesquisadora do grupo Okearô Teatro. Atualmente integra a equipe da gerência de cultura do Sesc RJ, onde realiza curadoria e desenvolve projetos na área de artes cênicas.  

Luiz Coradazzi é Gestor Cultural há 21 anos. Graduado em Comunicação Social (ESPM), especialização em Gestão de Políticas Culturais (Universidade de Girona/Itaú Cultural) e com mestrado em Gestão de Negócios da Música (University of Westmenister, Londres).
Entre 2011 e 2017, foi Diretor de Artes no British Council Brasil, onde desenvolveu e implementou o programa Transform, plataforma de relações culturais entre Brasil e Reino Unido que atingiu cerca de 2,7 milhões de pessoas e mobilizou mais de 200 instituições culturais nos dois países, incluindo SESC-SP, Festivais de Edimburgo, Porto Digital, Neojiba, Southbank Centre, FLUP, Outburst Queer Arts e as Olimpíadas Culturais Rio 2016. Recentemente assumiu a posição de Assessor Artístico do Theatro Municipal de São Paulo.

Painel | Saberes e fazeres de mundos

07 jun
13:30 - 15:00
Restrito a inscritos
Praça das Artes
Av. São João, 281 - Centro - São Paulo - SP